terça-feira, 12 de junho de 2012

Os melhores filmes para se assistir no Dia dos Namorados

No dia mais romântico do ano, o Clube do Filme elege os melhores filmes para se assistir com a pessoa amada nesta data especial. 

1 - Bonequinha de Luxo (1961)
Dir.: Blake Edwards


O clássico de 1961 é um dos filmes mais românticos de todos os tempos. Protagonizado pela inesquecível Audrey Hepburn, o filme foi dirigido por Blake Edwards e é baseado em um conto de Truman Capote. O filme foi indicado a 5 Oscar's, tendo ganhado o de Melhor Trilha Sonora e o de Melhor Canção (para "Moon River"). 

2 - Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987)
Dir.: Emile Ardolino


Um dos romances mais famosos dos anos 80 conta a história de amor entre "Baby" e seu professor de dança (Jennifer Grey e Patrick Swayze, respectivamente). "(I've Had) The Time of My Life" ganhou o Oscar de Melhor Canção. 

3 - O Feitiço da Lua (1987)
Dir.: Norman Jewison


O Feitiço da Lua deu o Oscar de Melhor Atriz à cantora Cher e lançou Nicolas Cage à fama. A ótima comédia romântica ainda ganhou outros dois Oscar's (Melhor Atriz Coadjuvante para Olympia Dukakis e Melhor Roteiro Original).  

4 - Harry e Sally - Feitos um para o outro (1989)
Dir.: Rob Reiner


Billy Crystal e Meg Ryan estrelam uma das comédias românticas mais divertidas de todos os tempos. O roteiro é de Nora Ephron (indicada ao Oscar), que dirigiu Sintonia de Amor (1993) e o recente Julie & Julia (2009).

5 - Digam o que quiserem (1989)
Dir.: Cameron Crowe


John Cusack interpreta um homem completamente apaixonado no cult Digam o que disseram, o primeiro filme de Cameron Crowe. 

6 - Ghost - Do outro lado da vida (1990) 
Dir.: Jerry Zucker


Patrick Swayze e Demi Moore protagonizam uma das histórias de amor mais conhecidas do cinema. O filme foi indicado a 5 Oscar's, tendo levado o de Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg) e o de Melhor Roteiro Original. 

7 - Uma Linda Mulher (1990)
Dir.: Garry Marshall

Julia Roberts foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e ganhou o Globo de Ouro por sua atuação em Uma Linda Mulher. Ela e Richard Gere protagonizam um conto de fadas moderno. 

8 - Sintonia de Amor (1993)
Dir.: Nora Ephron


Sintonia de Amor é um jovem clássico, considerado um dos filmes mais românticos do cinema. O longa-metragem, estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Canção ("A Wink and a Smile").

9 - Quatro Casamentos e Um Funeral (1994)
Dir.: Mike Newell


A comédia romântica inglesa alavancou a carreira de Hugh Grant e fez escola. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. 

10 - Enquanto você dormia (1995)
Dir.: Jon Turteltaub


Sandra Bullock foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz (Comédia) por sua performance em Enquanto Você Dormia. Bill Pullman e Peter Gallagher completam o divertido triângulo amoroso. 

11 - Razão e Sensibilidade (1995)
Dir.: Ang Lee

 
Razão e Sensibilidade é um dos melhores filmes do grande cineasta Ang Lee. Com um elenco espetacular, o drama inglês é baseado numa das obras mais conhecidas da escritora Jane Austen. O filme foi indicado a 7 Oscar's, tendo levado o de Melhor Roteiro. 

12 - Shakespeare Apaixonado (1998)
Dir.: John Madden


Shakespeare Apaixonado ganhou 7 Oscar's, dentre eles o de Melhor Filme e o de Melhor Atriz (Gwyneth Paltrow). O filme conta a história de amor impossível entre o jovem Shakespeare e uma linda mulher da nobreza. 

13 - Um lugar chamado Notting Hill (1999)
Dir.: Roger Michell


Julia Roberts e Hugh Grant protagonizam uma das comédias românticas mais célebres de suas carreiras. O filme foi indicado a 3 Globos de Ouro (Melhor Filme, Ator e Atriz)

14 - 10 coisas que eu odeio em você (1999)
Dir.: Gil Junger 


Heath Ledger e Julia Stiles despontaram para fama nessa deliciosa comédia adolescente. O filme marcou  toda uma geração. Uma das cenas mais célebres é aquela em que o ator canta "Can't take m eyes off you". 

15 - O Diário de Bridget Jones (2001)
Dir.: Sharon Maguire


Renée Zellweger foi indicada ao Oscar por sua atuação nessa comédia romântica. O filme é baseado no best seller de Helen Fielding.

16 - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Dir.: Jean-Pierre Jeunet


Um dos filmes mais charmosos do cinema é também um dos mais românticos. O filme francês é estrelado por Audrey Tautou e foi indicado a 5 Oscar's, dentre eles, o de Melhor Filme Estrangeiro. 

17 - Simplesmente Amor (2003)
Dir.: Richard Curtis


Simplesmente Amor é o primeiro filme dirigido por Richard Curtis, roteirista de Quatro Casamentos e Um Funeral (1994) e Um Lugar chamado Notting Hill (1999). Contando com um elenco estelar, o filme mostra várias histórias de amor. 

18 - Como perder um homem em 10 dias (2003)
Dir.: Donald Petrie


Kate Hudson está ótima nessa divertida comedia romântica americana.

19 - Como se fosse a primeira vez (2004)
Dir.: Peter Segal


O longa-metragem de 2004 teria tudo para ser mais uma bomba estrelada por Adam Sandler. Mas, eis que o filme é uma delicada comédia romântica, protagonizada também por Drew Barrymore.

20 - Orgulho e Preconceito (2005)
Dir.: Joe Wright


Orgulho e Preconceito é o primeiro longa-metragem de Joe Wright. O filme é uma das mais belas adaptações do clássico romance de Jane Austen. Keira Knightley foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. 

21 - 500 dias com ela (2009)
Dir.: Marc Webb


O jovem cult é o primeiro longa-metragem do promissor Marc Webb, diretor incumbido do novo filme do Homem-Aranha, que estreará neste ano. Indicado a dois Globos de Ouro (Filme e Ator), 500 dias com ela é estrelado por Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt.


FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!

8 comentários:

  1. Melhorzin que tah tendo! Feliz dia dos namorados para todos os apaixonados e muitos filmes românticos para acompanhar...

    ResponderExcluir
  2. Ótima lista... Só faltaram "Antes do Amanhecer" e "Antes do Anoitecer".

    ResponderExcluir
  3. Qual vejo hj, hein? rsrs Dúvidaaaa...

    ResponderExcluir
  4. Amei o blog e a lista!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu adicionaria a lista: Um Dia a Casa Cai, Doce Novembro, The Notebook e as sugestões do Pedro Cinéfilo.

    ResponderExcluir
  6. Que bela lista, gostei de todos! Muito bem selecionada
    Todos lindos, apaixonantes e principalmente, românticos!
    Perfeitos para uma ocasião tão especial!
    Obrigada!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Leonardo.
    Ótimo post,
    Embora você selecionou somente filmes atuais em sua lista (salvo o ótimo Bonequinha de Luxo dos anos 60)alguns escolhidos realmente são imperdíveis. Gosto muito de Ghost e Sintonia de Amor, Hanks e Ryan formam um par perfeito.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  8. Interessante sua lista, sem preconceitos (afinal, se filmes cult, têm o direito de serem cult, os 'água com açúcar' também têm seu público, não é?!). Gostei também pela viagem no tempo. Meu preferido é "Orgulho e Preconceito", muito bem adaptado e sensível! Vou aceitar sua dica de "Razão e Sensibilidade"!
    Abs!

    ResponderExcluir